Conheça aqui os principais animais de estimação da Amazônia, se você tem essa curiosidade em saber quais são os animais de estimação que as pessoas usam na Amazônia, por certo nosso artigo vai ser do seu interesse.
Essa linda região do nosso país chamada de Amazônia é dona de uma imensa e vasta biodiversidade, portanto digna de aplausos.
Em suma a Amazônia acolhe centenas de espécies de animais e plantas incríveis, também é irrigada por centenas de veios de águas vivas como, rios, igarapés e riachos caudalosos.
Portanto infelizmente na floresta amazônica há muitas espécies que estão dentro do grupo de animais considerados em risco de extinção.
Só para você ter uma ideia, nós catalogamos um pouco do que a Amazônia esconde dos olhos mais distraídos, portanto veja esses dados abaixo:
- A Amazônia tem 7 milhões de Km²
- Mais de 5 milhões de Km² de floresta tropical
- É a maior floresta tropical do planeta
- Há na Amazônia cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos
- 3 Mil Espécies de peixes
- 1.300 Espécies de aves
- 428 Espécies de anfíbios
- 427 Espécies de mamíferos
- 378 Espécies de répteis
Em suma só em olhar essa pequena lista já da para ter uma noção da quantidade de vida se abriga na grande floresta amazônica né verdade.
Sendo assim, no artigo de hoje vamos conhecer os principais animais de estimação da Amazônia.
Leia também: As Espécies de Animais Bizarros no Mundo
Conheça os principais animais de estimação da Amazônia
Em suma quando fomos escrever esse artigo, descobrimos segundo pesquisas que os índios ou seja os verdadeiros habitantes da floresta amazônica conseguiam domesticar animais considerados perigosos.
Portanto vamos passar a conhecer aqui abaixo quais são as espécies que os habitantes da Amazônia costumam domesticar e criar como animal de estimação.
- Irapuá
- Onça-pintada, por incrível que pareça, filhotes desse felino carnívoro perigoso já foi bicho de estimação de algumas tribos indígenas
- Arara Vermelha
- Puma, outro felino perigoso, extremamente raro de ser visto, até porque possui hábitos solitários e noturnos
- Cachorro-vinagre, esse pequeno mamífero é domesticado pelas populações ribeirinhas a muitos anos
- Tucano-toco
- Mico-Leão-Dourado, esse lindo primata é um dos grandes símbolos da Amazônia, possuem uma boa relação com a população nativa
- Pintado
- Macaco-aranha-de-cara-branca, muito encontrado aos arredores das aldeias indígenas, são mais encontrados no Mato Grosso e Pará
- Caburé-da-Amazônia
- Macaco-Prego ou Mico-de-Topete, esse pequeno primata sim é um verdadeiro habitante da Amazônia, é muito fácil de se adaptar a ambientes diferentes
- Piranha Vermelha
- Boto, é um mamífero aquático muito amistoso, os ribeirinhos tendem a interagirem muito com essa espécie, o boto é muito inteligente
- Sucuri
- Bicho-Preguiça, mamífero arborícola extremamente lento em seus movimentos, muitas crianças indígenas carregam-nas nas costas como mochilas
- Sanhaçu-da-Amazônia
- Garça-Real, ave de beleza única, bico azulado, tipo da cabeça preto e amarelo e corpo alongado todo em plumas brancas
- Uirapuru-verdadeiro
- Jacaré-Açu, esse aqui não dá para ter muita amizade, exceto alguns índios que criam alguns desde pequenos, contudo não são de muita confiança
- Jararaca
- Harpia ou Gavião-Real, ave extremamente ágil em seus voos, é uma das maiores aves de rapina do mundo
- Pavãozinho-do-Pará
Como pudemos ver, em suma uma grande quantidade de animais já puderam ser domesticados pelas pessoas que habitam as regiões mais próximas a esses animais.
Os nativos possuem as técnicas para adestrarem um Mico-Leão-Dourado por exemplo, sendo assim, um de nós jamais conseguiríamos fazer isso.
Conclusão
Nosso artigo de hoje foi todo voltado aos principais animais de estimação da Amazônia, sendo assim pudemos aprender um pouco mais sobre eles.
Vale a pena lembrar que há uma gama de animais que já estão na lista negra da beira da extinção, portanto precisamos ter essa consciência, saiba quais são:
- Peixe-boi da Amazônia
- Ararajuba
- Gato-do-mato
- Papagaio-de-peito-roxo
- Boto cinza
- Arara azul
- Ariranha
- Gato-Macarajá
- Lobo-guará
- Tamanduá-bandeira
Graças a Deus já existem chips de identificação na grande maioria desses animais, sendo assim fica mais fácil monitorar seus movimentos.
Certamente a preservação da Floresta Amazônica é uma realidade e isso tem feito com que muitas espécies estejam mais seguras e protegidas de agressores.
Em conclusão, você já conhecia essas curiosidades e essas informações sobre a Amazônia?
Compartilha nosso artigo com as pessoas que você sabe que elas se importam com os animais e a biodiversidade dessa região do mundo.
Por certo elas vão curtir e até indicar nosso artigo para mais gente, aproveita e acessa nossos artigos relacionados ao mundo animal aqui abaixo.