Por que fumar dentro de casa pode afetar a saúde dos animais? Certamente se você tem esse hábito, está prejudicando tanto a você quanto ao seu pet, caso tenha um animal de estimação.
Na minha opinião é um dos hábitos mais horríveis e destrutivos que o homem pode cultivar, claro que há pessoas que fumam que também pensam dessa forma.
No entanto a nossa postura aqui nesse artigo não é de criticar os tabagistas de ângulo nenhum, até porque cada um faz o que deseja com sua própria vida.
Contudo nossa maior preocupação no tema de hoje é exatamente com seu pet, caso ele tenha contato com a fumaça de seu cigarro.
Em suma se você é fumante, te peço desculpas pela forma com que abordei a questão.
Contudo é um sentimento que compartilho com centenas de outras pessoas.
Veja nesse artigo o que pode estar acontecendo com seu pet de estimação quando você fuma perto dele, sendo assim, leia até o final do artigo.
Acredito piamente que é um assunto bem pertinente e que vai te interessar.
Caso você se preocupe de verdade com seu bicho de estimação né mesmo.
Leia também: Veja a Melhor Maneira de Proteger Seu Pet do Frio
Veja por que fumar dentro de casa pode afetar a saúde dos animais
Em primeiro lugar, só a nível de informação, no dia 31 de Maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data essa criada pela OMS em 1987.
Sendo assim, segundo especialistas fumar dentro de sua residência é prejudicial tanto a quem fuma quanto a quem está perto do fumante.
O nome da pessoa que inala a fumaça do cigarro de outra pessoa é fumante passivo.
Ou seja, ele não tem a intensão de inalar a fumaça, mais o faz de maneira inconsciente.
Em segundo lugar, vamos ver o que a fumaça do cigarro poderá causar aos pulmões dos pets quando é inalada por eles, mesmo que seja passivamente:
- Sinusite
- Rinite
- Asma
- Pneumonia
- Tosse
- Secreção nasal
- Dificuldades respiratórias
- Corrimento ocular
Em suma são esses os problemas que seu pet poderá sofrer ou desenvolver a longo prazo, no caso dos gatos isso poderá ser intensificado por conta do pequeno focinho.
Algumas raças de cachorros também poderão sofrer mais que outras, raças como o Pug, Shih-Tzu e o Bulldog francês que são braquicéfalos são mais afetados.
Esse tipo de raça costuma dar trabalho quando a questão se trata de respiração, pois possuem focinhos bem pequenos, e isso dificulta a entrada de maior quantidade de ar.
Conclusão
Por fim estamos terminando mais um tema e hoje falamos por que fumar dentro de casa pode afetar a saúde dos animais.
Acredito que é um tema muito importante e bem atual, por certo são milhões de fumantes em todo o mundo, e os pets dividem espaço com essas pessoas.
Imagina o tanto que os bichos sofrem com a fumaça causada pelo tabagismo dentro de casa, no entanto isso pode sim mudar, acredito que podemos inverter esse quadro.
Compartilha nosso artigo para mais gente, afinal de contas essas coisas precisam ser passadas de pessoas para pessoas, trazendo assim a conscientização.
Isso vai ser uma luta que devemos travar em prol da melhor qualidade de vida dos bichos e também dos fumantes.
Afinal de contas, quanto menos fumarem, mais viverão bem.
Espero que você possa observar bem as consequências que a fumaça do cigarro pode causar na saúde de um gato ou cachorro que inala a fumaça do tabaco.
Passe adiante nossa ideia, e que ela não fique somente no papel, os animais vão agradecer da maneira deles.